skip to Main Content
Como Administrar Uma Empresa De Engenharia Civil?

Como administrar uma empresa de engenharia civil?

Em qualquer empresa, a situação ideal é ter um profissional responsável apenas pela gestão do negócio. Entretanto, sabemos que é bastante complicado – e caro – possuir alguém assim, motivo pelo qual muitos engenheiros assumem essa função em seu negócio. Diante disso, preparamos algumas dicas sobre como administrar uma empresa de engenharia civil.

Acompanhe!

Avalie constantemente o planejamento

Na hora da abertura do escritório de engenharia, caso tenha sido feita da forma correta, foi realizado um planejamento estratégico, que analisou as condições financeiras internas e externas à empresa e traçou objetivos e metas. Essas estratégias diminuem os custos do negócio e aumentam as chances de sucesso, porém, devem mudar conforme o mercado e as oportunidades.

Por isso, é importante efetuar uma avaliação constante do plano de negócios. Assim, ao administrar uma empresa de engenharia civil, o gestor consegue ver as ações que deram certo e aquelas que precisam ser modificadas.

Pense nas responsabilidades ambientais e trabalhistas

Administrar uma empresa de engenharia civil sem responsabilidade ambiental e trabalhista é o primeiro passo para o fracasso. O gestor deve ter em mente que cumprir as leis trabalhistas em todos os âmbitos é uma obrigação necessária para evitar os vultosos processos da Justiça do Trabalho. E não só isso: é uma forma de melhorar a gestão de pessoal. Além dos direitos trabalhistas mais conhecidos, não se esqueça de investir na medicina e segurança do trabalho.

A responsabilidade ambiental, por sua vez, vai além da conformidade legal. A sustentabilidade na construção civil é um grande diferencial de uma empresa, pois sua imagem social passa a ter grande valor. Pense em ações que contribuam para reduzir o impacto ambiental, como a destinação correta dos resíduos sólidos ou controle do uso da água e da energia.

Invista em marketing

O marketing é uma boa forma de administrar uma empresa de engenharia civil porque possibilita a prospecção de clientes, o aumento da credibilidade e o bom posicionamento no mercado. Por isso, lembre-se de ter um profissional responsável por esse setor.

Faça um bom controle financeiro ao administrar uma empresa de engenharia civil

A boa contabilidade ao administrar uma empresa de engenharia civil é fundamental para o sucesso do empreendimento. A orientação acerca do fluxo de caixa, do regime tributário ou do tipo societário é o que faz com que um negócio possua as melhores condições financeiras para exercer suas atividades.

O bom controle financeiro está conectado ao fluxo de caixa, que é o controle das entradas e saídas de uma empresa. Quando é bem gerenciado, ele determina o lucro da empresa e as oportunidades de contrair novas obrigações e negociações.

A presença de um contador também contribuirá para reduzir os custos do empreendimento, a partir da menor incidência de tributos na atividade (planejamento tributário) e do mapeamento de despesas. É importante destacar que um bom planejamento tributário só é feito com a escolha correta do tipo societário e do regime de tributação.

Contrate especialistas para ajudar na administração

Dissemos anteriormente que os recursos são escassos para a contratação de um administrador para a empresa de engenharia civil. Isso pode ser suprido com um engenheiro encarregado da função, mas é preciso mais. Para a adoção de boas práticas, principalmente na área financeira, a presença de um profissional da área é essencial.

A assessoria contábil proporcionará vantagem competitiva ao negócio ao reduzir os custos do empreendimento. Por isso, pense nesse profissional como investimento, e não como custo.

Se ainda possui dúvidas sobre como melhorar a administração de uma empresa de engenharia civil, entre em contato com a Confisco! Será um prazer conversar e ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top