skip to Main Content
Como Driblar A Inadimplência De Inquilino De Imóveis?

Como driblar a inadimplência de inquilino de imóveis?

Para driblar a inadimplência de inquilino de imóveis, é preciso ficar atento antes mesmo de assinar o contrato de locação. Separamos algumas dicas ótimas para você acabar de vez com esse problema!

A falta de pagamento é uma das grandes dores de cabeça de um locador, principalmente em épocas de crise financeira, quando cada centavo faz falta.

Vamos aprender?

Analise o possível locatário

A fase anterior à assinatura de contrato de locação é muito importante na hora de driblar a inadimplência de inquilino de imóveis. Um locador que tem o cuidado de efetuar uma análise cadastral completa do futuro locatário diminui os riscos de ter problemas futuros com a locação.

Com essa análise, é possível identificar o que os especialistas chamam de “predisposição à inadimplência”. E aqui não falamos apenas da identificação básica do locador, como RG e CPF, mas a verificação do histórico de crédito, antecedentes criminais, análise de renda (inclusive daqueles que possuem renda informal).

Juntando todas essas informações, o locador consegue se prevenir e driblar a inadimplência de inquilino de imóveis.

Faça um contrato adequado

Muitas pessoas utilizam modelos de contrato de locação encontrados na internet. Nem sempre eles são adequados à situação, e um contrato bem elaborado é uma das formas de driblar a inadimplência do inquilino de imóveis.

Após cessar a fase de negociação, redija um contrato coerente com o que foi acordado e não se esqueça de incluir cláusulas com garantias de pagamentos dos aluguéis, além da comprovação de renda. Por este motivo, é muito comum ver nos contratos a exigência de fiado ou caução. Vale destacar que deve se optar apenas por uma das modalidades de garantia.

Há, ainda, a opção por um seguro fiança ou título de capitalização, que funcionam como um seguro contra a inadimplência de inquilino de imóveis. No seguro, a seguradora assume a inadimplência e os ônus da cobrança do valor, inclusive judiciais. No título, o locador pode reembolsar o valor aportado. Nessas duas opções, é preciso avaliar se valem a pena para o caso concreto.

Considere o histórico do locatário

O inquilino sempre pagou os alugueis em dia, mas por algum motivo está devendo dois meses? É preciso considerar que ele pode estar passando por alguma emergência, um fato isolado que compromete a renda por certo tempo. Neste momento, o locador deve exercer seu lado mediador para conversar sobre a inadimplência com o locatário.

Como o histórico dele é positivo, é possível negociar o pagamento fora do dia de vencimento. Assim, o problema fica resolvido na conversa, sem mais delongas.

Infelizmente, para driblar a inadimplência de inquilino de imóveis recorrente é um pouco mais complicado.

Resolva judicialmente a inadimplência de inquilino de imóveis

Quando a conversa não resolve a inadimplência de inquilino de imóveis, o locador deve providenciar os documentos que comprovem o atraso no pagamento e a cobrança ao locatário.

A inadimplência dá ao locador o direito de rescindir unilateralmente o contrato de locação e propor uma ação de despejo já no dia seguinte ao atraso.

O prazo para desocupar o imóvel, de acordo com a Lei do Inquilinato, é de 1 mês apenas, mas a sentença da ação de despejo demora até 6 meses para acontecer.

Para driblar a inadimplência de inquilino de imóveis, siga nossas dicas e evite problemas na locação. Entretanto, se eles surgirem mesmo com a conversa amigável, o locador tem a opção de ingressar na justiça – e não se esqueça de que criar uma pessoa jurídica para gerir o imóvel alugado pode ser uma boa para “impelir” o devedor a pagar.

E você, como faz para driblar a inadimplência de inquilino? Conte para nós nos comentários!

Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Confisco! Somos uma empresa especializada na contabilidade para administração de imóveis.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top