skip to Main Content
O Que é Uma Holding Patrimonial?

O que é uma holding patrimonial?

Uma holding patrimonial é a ferramenta perfeita para você, empresário, que deseja proteger o seu patrimônio e a sua família. A holding existe para que o dono do negócio obtenha a garantia de que o planejamento sucessório e patrimonial será realizado com precisão e segurança. Assim, todo e qualquer bem da empresa estará concentrado em um único lugar.

É normal que o empreendedor não tenha conhecimento dos benefícios obtidos com a criação de uma holding. Muitos empresários, inclusive, encontram dificuldades para organizar suas contas e os bens que possuem. É aí que surge a holding patrimonial, para cuidar de todos os patrimônios e conferir maior segurança para os investidores, para o empresário e todos os envolvidos.

Uma holding pode ser complexa a princípio mas, hoje você entenderá tudo que precisa sobre esse tipo de empresa.

Confira!

Negócios de família

Você sabia que 73% de todas as atividades empresariais são compostas por empresas geridas por famílias e, consequentemente, são hereditárias e passam de pai para filho.

Quando falamos de grandes empresas, existe uma grande dúvida por parte dos empresários em relação a como os negócios serão geridos quando a empresa for passada para frente. E aí, como é que fica essa situação?

A Holding Patrimonial em ação

A Holding patrimonial funciona da seguinte forma: imagine uma hierarquia composta por empresas. Pense em uma empresa principal, que está acima de todas as outras.

Essa empresa é a Holding! É ela quem detém as ações e o controle sobre as suas atividades, processos administrativos e suas políticas. Basicamente, ela está no controle dos outros negócios. E, nem sempre ela estará controlando empresas familiares. Muitas vezes, estamos falando de negócios que serão passados para outros administradores – conhecidos do empresário original ou acionistas.

E elas existem para garantir que todo o patrimônio permaneça seguro e estável, independentemente das intenções dos outros acionistas e pessoas que podem influenciar nesse aspecto.

E quais os benefícios?

Podemos citar, entre os benefícios de ter uma holding patrimonial, a redução de impostos, que é considerável. Pense só: a Pessoa Física (PF) deve pagar uma quantia que pode variar até 27,5% no IR anualmente. Para as Pessoas Jurídicas (PJ), a alíquota costuma ficar, em média a 11,33%.

Com a Holding, você não precisa pagar nenhum Imposto para transferência, transmissão ou doação de bens.

Se o seu negócio for familiar e você quiser criar alguns métodos para defender o patrimônio dos integrantes da sua família, pode utilizar a blindagem patrimonial. Processos relacionados a divórcios, separação por litígio e união estável paralela a um casamento formal não afetam os patrimônios, justamente por conta de estes estarem blindados.

Você quer saber mais sobre holdings patrimoniais? Quer saber de todos os processos jurídicos e contábeis necessários para que você tenha a sua própria holding patrimonial ou, ainda, ter a certeza de que os seus negócios estarão seguros nas mãos dos seus sucessores?

Entre em contato com a Confisco! Nós somos uma empresa especializada na contabilidade para holdings.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top