5 dicas de gestão de estoque para sua loja

O Controle de Estoque ou a Gestão de Estoque, como também é chamado o processo, é feito para evitar desperdícios, a escassez de produtos, otimizar o funcionamento da sua empresa e garantir maior satisfação perante seus consumidores.

Em sendo um dos blocos que compõem o funcionamento ideal de uma empresa, a gestão de estoque é essencial para os mais diversos recortes empresariais. Gerir estoque de uma forma rigorosa é ainda mais importante para o sucesso das empresas quando se trata dos primeiros passos da marca no mercado.

Confira com a Confisco, as melhores dicas de gestão de estoque para sua empresa.

Dicas para melhorar controle de estoque:

Aprimorar, melhorar e otimizar. Esses são certamente os verbos mais relevantes para o contexto do empreendedorismo. Não seria diferente quando estamos diante do controle de estoque, certo?

Para melhor entender a relevância desse ponto, precisamos lembrar que mercadorias sem giro representam capital parado. Mas, ao mesmo passo que não queremos material parado, não se pode correr o risco de parar as atividades por falta de produtos em loja, ou mesmo depender de fornecedores que podem passar por dificuldades em cumprir prazos.

É necessário alcançar um ponto de equilíbrio muito específico e ideal. Para isso, você pode fazer uso de:

Pontos essenciais para um bom inventário de estoque:

  1. Automatização: Automatizar o seu processo de gestão de estoque é uma forma bem inteligente de diminuir erros de inserção de dados, assim como acelerar o estudo de informações acerca do seu estoque, por meio de KPIs automáticos e assim por diante;
  2. Treino de Colaboradores: Treine colaboradores e garanta que a gestão de estoque será feita perfeitamente, sem ser necessário investir em retrabalhos ou se deparar com problemas com potencial de desencadearem atritos com clientes;
  3. Otimização máxima: Uma vez que você saiba bem o que está ocorrendo no seu estoque, é hora de otimizar o funcionamento da estocagem, reduzindo custos e garantindo que a empresa está habitando o ponto de equilíbrio que comentamos mais acima;
  4. Cálculo de custos: Calcule os custos de estocagem, desde refrigeração a remuneração de profissionais de segurança e manutenção. Isso deve ser levado em consideração para o momento de tomar decisões relevantes à melhoria do controle de estoque;
  5. Promoção de produtos parados: Produto parado é capital desvalorizado, portanto, uma vez que tenha calculado os custos de estoque, veja até que ponto pode promover produtos que estão emperrados, a fim de recuperar o capital.

Uma vez que esses pontos tenham recebido a devida atenção, é possível contar com uma gestão de estoque muito mais eficiente, garantindo dados mais claros acerca do funcionamento da empresa, assim como, um futuro mais promissor à marca.

Tenha uma boa consultoria e assessoria contábil para melhores resultados

Um passo bem importante para garantir um bom futuro para sua empresa é a contratação de uma boa assessoria fiscal e contábil. E para te ajudar nisso, você pode falar conosco aqui da Confisco Contabilidade.

Com a ajuda de nossos profissionais, você poderá otimizar sua gestão e garantir dados precisos para a criação de estratégias.